Geo Museu

agenda 2022

EXPOSIÇÃO METEORITOS - FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DO SISTEMA SOLAR

DE 21 DE JULHO DE 2022 A 21 DE SETeMBRO de 2022

Nesta exposição os visitantes terão a oportunidade de contemplar meteoritos e entre outros fragmentos que provêm do espaço e que chegam até a superfície da Terra.

Além da exposição, o GEO Museu tem sua primeira câmera para monitoramento de meteoros. Desde o dia 17 de julho de 2022, a câmera, que foi instalada, pelo Observatório Espacial Heller & Jung já tem feito registros do céu. A câmera possui cobertura a sudeste com abrangência até o oceano atlântico. A parceria permanente terá fins totalmente científicos.

Confira as atrações: Coleções Museu de Ciências da Terra, Coleções Museu Itinerante de Ciências Naturais, Exposição de Astrofotografia por Marcelo Henandez Walcher, câmera de monitoramento de meteoros do Observatório Espacial Heller & Jung em parceria com a Bramon.

EXPOSIÇÃO A GEOLOGIA DAS COISAS

DE 07 DE NOVEMBRO DE 2020 Até o presente momento

Você já parou para pensar do que é feito o lápis? O cimento é feito de que? E a bateria do celular? Do que é feita a fibra óptica? e o vidro? Todos estes produtos ou materiais têm algo em comum: eles são produzidos com a utilização de algum tipo de mineral ou de rocha.

Os minerais e rochas estão presentes em tudo ao nosso redor. Além de constituírem o ambiente natural, também servem de matéria prima para diferentes indústrias, tais como construção civil, tecnologia, higiene e limpeza, alimentação, farmacêutica, cosmética e muitas mais.

A Exposição a Geologia das Coisas mostra ao público os principais  minerais que fazem parte do nosso cotidiano.  É uma iniciativa do Serviço Geológico do Brasil, através do Programa SGB Educa, em parceria com o Geo Museu.

SANDBOX

DE 07 DE NOVEMBRO DE 2020 Até o presente momento
A SANDBOX é uma caixa de areia onde são simuladas, virtualmente, topografia e incidência de água. Dando forma à areia, os usuários podem criar modelos topográficos nos quais são exibidos, em tempo real, um mapa de cores de elevação, curvas de nível e água. O sistema é uma poderosa ferramenta de ensino, mostrando, na prática, conceitos geográficos, geológicos e hidrológicos, tais quais: como ler um mapa topográfico, o significado das linhas de contorno, bacias hidrográficas, áreas de represa, barragens, entre outros.