Geo Museu

agenda 2021

EXPOSIÇÃO DA FLORESTA AO DESERTO DE GELO - PESQUISAS GEOLÓGICAS NA ANTÁRTICA

DE 30 DE JULHO DE 2021 A 30 DE JANEIRO DE 2022
Você sabia que, há milhões de anos, a Antártica foi um lugar quente e cheio de florestas? E que atualmente é o lugar mais gelado da Terra? Embarque conosco em uma viagem ao passado e descubra os eventos geológicos e climáticos que colocaram o Continente Antártico nestes dois extremos. A Exposição “Da Floresta ao Deserto de Gelo – Pesquisas Geológicas na Antártica” mostra os vestígios desta transição, tais como fósseis de animais e plantas, assim como de rochas que trazem em si um registro do passado extremo do nosso planeta. Também revela o impacto das mudanças climáticas sobre a vida na Terra. A mostra é uma realização do Geo Museu em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – através do seu Instituto Tecnológico Fóssil, e do Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul – e do Museu Itinerante de Ciências Naturais. Também conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR.

EXPOSIÇÃO A GEOLOGIA DAS COISAS

DE 07 DE NOVEMBRO DE 2020 A 30 DE JANEIRO DE 2022

Você já parou para pensar do que é feito o lápis? O cimento é feito de que? E a bateria do celular? Do que é feita a fibra óptica? e o vidro? Todos estes produtos ou materiais têm algo em comum: eles são produzidos com a utilização de algum tipo de mineral ou de rocha.

Os minerais e rochas estão presentes em tudo ao nosso redor. Além de constituírem o ambiente natural, também servem de matéria prima para diferentes indústrias, tais como construção civil, tecnologia, higiene e limpeza, alimentação, farmacêutica, cosmética e muitas mais.

A Exposição a Geologia das Coisas mostra ao público os principais  minerais que fazem parte do nosso cotidiano.  É uma iniciativa do Serviço Geológico do Brasil, através do Programa SGB Educa, em parceria com o Geo Museu.

SANDBOX

DE 07 DE NOVEMBRO DE 2020 A 30 DE JANEIRO DE 2022
A SANDBOX é uma caixa de areia onde são simuladas, virtualmente, topografia e incidência de água. Dando forma à areia, os usuários podem criar modelos topográficos nos quais são exibidos, em tempo real, um mapa de cores de elevação, curvas de nível e água. O sistema é uma poderosa ferramenta de ensino, mostrando, na prática, conceitos geográficos, geológicos e hidrológicos, tais quais: como ler um mapa topográfico, o significado das linhas de contorno, bacias hidrográficas, áreas de represa, barragens, entre outros.